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HISTORIA DO AEROMODELISMO

HISTORIA DO AEROMODELISMO

 

História do aeromodelismo no Brasil O aeromodelismo surge no Brasil no fim da Década de 30 Logo a imprensa e curiosos começam a chamá-lo de esporte-ciência Pois naquela época a tecnologia era bastante primaria e não existia o radio controle Os modelos eram todos de vôo livre e o grande desafio era manter o modelo o maior Tempo possível em vôo Havia os Planadores, os modelos a elástico e os com motores a explosão a gasolina, com um sistema obsoleto que utilizava uma bobina de alta tensão, pilhas para o sistema de ignição e velas automotivas. Modelos com motores a elástico eram os mais visados e baratos por isso tinham mais adeptos, pois com o começo da 2° guerra mundial em setembro de 1939 os motores a explosão sumiram de vez após os EUA entrarem no conflito, havia varias categorias de modelos a elástico, sendo a mais famosa a wakefield. Nessa época no Brasil o Jornal A GAZETA instituiu um troféu para os modelos de 1,000 cm ²de área alar que ficassem mais tempo no ar que foi disputado por vários anos Com algumas provas tendo mais de 50 inscritos Os modelos com motor a explosão eram divididos em categorias distintas e por classe Tínhamos a classe “A” para modelos com motores até 0,19 pol ³ “B” para modelos com motores até 0,20 a 0,29 pol ³ “C” para modelos com mais de 0,30 pol ³ O tempo de funcionamento dos motores era limitado a 20 segundos e era controlado por um timer Pouco se sabe do aeromodelismo em outros países nessa data e a única revista dessa época era a model airplane news que foi a pioneira e existe até hoje No Brasil, durante a guerra as disputas e provas eram realizadas com grande freqüência E eram muito prestigiadas pelo ministério da aeronáutica Não havia aeromodelistas profissionais e nem mecânicos e montadores Todos os participantes ajustavam e construíam seus modelos Todos praticavam o esporte pelo esporte. Depois do Término da guerra começaram a aparecer os primeiros rádios que eram de um só canal, na grande maioria das vezes montados pelo próprio entusiasta, como o radio tinha um sói canal, só se comandava o leme e para descer o leme era acionado fazendo assim o modelo perder altitude e vir em espiral até o chão Começaram a aparecer então dispositivos que permitiam 2 velocidades no motor Uma acelerada e outra afogada comandadas por um só canal com uma catraca movida a elástico Ray Arden nesta época já havia inventado a vela glow plug ( vela de filamento incandescente ) e os motores gigantescos e desengonçados com suas bobinas , condensadores , e baterias de vôo desapareceram do mapa , a gasolina foi substituída pela mistura metanol e rícino , que era feita pelos próprios modelistas , nas proporções indicadas . Na Década de 60 finalmente começaram a aparecer os rádios multicanais que eram Comandados pela ressonância de pequenas laminas de metal que ao vibrarem a certo tom emitido pelo radio tx ou transmissor fechavam o circuito para um determinado comando, para dar leme para direita, uma ressonância era dada e para esquerda outra, assim sendo com os demais comandos, que para ter um simples radio com 4 comandos precisavam de 8 canais de radio Os comandos eram do tipo BANG-BANG, ou seja, Tudo para um lado, no meio e tudo para o outro lado Não havia meio termo e não tinham posições intermediarias


 RADIO CONTROLE
Rádio Controle Os transmissores de rádio podem ser FM ou AM, de 2, 3, 4 ou mais canais, simples, com mixagens ou computadorizados. São muitos detalhes, por isto coloquei aqui um pequeno resumo. Um bom começo é comprar um rádio simples de 4 canais, é barato e suficiente para muita diversão durante um bom tempo. Se a verba for suficiente, ou como uma evolução depois de aprender a voar e conhecer melhor o hobby, um rádio de 6 canais computadorizado com mixagem e memória é excelente. Pretendo comprar um um dia, mas sem pressa. No Brasil a faixa de freqüências homologada para controle remoto são 72Mhz (para aeromodelos) e 75Mhz (para veículos de superfície - carros ou barcos), portanto quando for adquirir um equipamento, procure comprar na faixa de 72Mhz, isto te evitará muitos problemas futuros com interferência, e acidentes, além de garantir a disponibilidade de acessórios. Modulação Existem dois tipos básicos de modulação de rádio para modelismo: AM e FM. Cada canal do rádio é enviado como um pulso de largura variável. Quando o canal está no mínimo a duração do pulso é de 1ms e quando o canal está no máximo é de 2ms. Entre cada pulso existe um intervalo de 1ms. Após o último canal é feita uma pausa, que indica para o receptor que os canais acabaram. Esta codificação é chamada de PPM. Os rádios AM utilizam uma única freqüência, que é ligada ou desligada de acordo com os pulsos. É diferente do AM utilizado para transmissão de voz, onde existem níveis intermediários, portanto rádios AM para modelismo não são tão ruins quanto radinhos de pilha comuns. Como o circuito do receptor AM é menor que os FM, o receptor fora da caixa pode ser leve o suficiente para ser utilizado em aviões elétricos, dependendo do projeto. O maior problema dos rádios AM é a compatibilidade, pois é difícil de encontrar receptores AM avulsos e principalmente microreceptores. Os rádios FM utilizam uma freqüência quando transmitem o pulso de controle e uma freqüência diferente nas pausas. São os mais comuns para aeromodelismo, portanto recomendados se você pretende comprar vários receptores para ter vários modelos ao mesmo tempo. FreqüênciaO padrão de rádios para aeromodelismo é a faixa de 72Mhz. Dentro desta faixa existem vários canais. Recomendo verificar com o pessoal de sua região quais canais já são usados e comprar um diferente. Isto não é tudo, verificar se tem alguém na freqüência antes de ligar o rádio é uma regra de segurança essencial, mas usar um canal que ninguém mais tem é uma segurança e conforto adicional. CanaisPara ter um controle preciso e ficar com os comandos no lugar correto o melhor é ter um rádio de 4 canais, ou mais. Apesar da maioria dos modelos usar apenas 3 canais, estes tipos de rádio às vezes têm os comandos em posições fora de padrão (por exemplo, profundor no stick esquerdo, que geralmente é motor). Isto deixa os controles mais confusos e menos intuitivos. Como a diferença no preço do transmissor não é tão absurdamente grande, melhor comprar um rádio que dure mais tempo. MixagensEm alguns casos dois canais do rádio precisam acionar dois comandos em conjunto. Os exemplos mais comuns exemplos destas mixagens são a cauda em V e Elevon (usada em modelos sem cauda, em que as superfícies da asa agem como aileron e elevator). Os primeiros modelos serão treinadores e geralmente não precisarão de mixagem. A maioria dos aviões escala também funcionarão com o rádio sem mixagem. Se você decidir construir um modelo que precise de mixagem e o rádio não tiver esta função a opção será comprar ou fazer um mixer separado, para usar no modelo. MemóriaRádios computadorizados (por exemplo os Futaba 6XAS e 6EXA) entre outros recursos têm memória que permite armazenar a configuração e ajustes de diversos modelos. Para quem tem vários modelos com vários receptores isto pode ser bastante útil. Como por enquanto só tenho um receptor, para trocar de modelo tenho que tirar o receptor, speed control e servos de um modelo e colocar no outro. Demora cerca de 10 minutos, então gastar 1 minuto a mais configurando o rádio não chega a ser um problema. Receptores Os receptores de rádio devem ser compatíveis com o transmissor. Os receptores AM são praticamente todos compatíveis. Para os receptores FM, basicamente existem 2 padrões, o Futaba e o JR. Para a maioria das aplicações 4 canais é o suficiente. Se você quiser usar trem retrátil ou flaps, serão necessários 6 canais. Alcance Os receptores tamanho normal geralmente têm alcance de 1500m, mas geralmente são pesados demais para modelos elétricos. Existem receptores da Berg e de outros fabricantes que têm grande alcance, pequeno peso e tamanho e boa imunidade a interferências, mas são mais caros. Para começar, um receptor da GWS é mais que o suficiente. Os microreceptores geralmente têm alcance de até 300 metros. Na linha GWS, os mais comuns são: R4P: Pico-receptor de 4 canais, pesa menos de 5 gramas e tem alcance de 150 metros. É o que eu uso. Apesar de 150 metros parecer pouco, é mais longe do que se pode enxergar o modelo, e a não ser que se pretenda voar planadores grandes ou modelos maiores que 1m é o suficiente. R6N: Nano-receptor de 6 canais, pesa cerca de 8 gramas e tem alcance de 300 metros.


trem de pouso(dicas de instalaçao)
Trem de pouso modelado com vareta de aço 2 mm e rodinhas de espuma.Distancia aproximada entre eixos: 16cmTamanho de cada haste: 7cmDiâmetro das rodas: 4cm
Dicas de posicionamento:Para os aeromodelos com bequilha, posicionar o trem aproximadamente 2cm a frente do centro de equilíbrio.Para os aeromodelos com triquilha, posicionar o trem aproximadamente 2cm atrás do centro de equilíbrio.

 MONTANDO UM PACK DE NICD OU NIMH
Montando um pack de NiCd ou NiMh Por sandro mendes Apesar de estarmos na era das LiPos, muitas vezes é preciso montar packs de NiCd ou NiMh para usar no transmissor ou receptor, ou mesmo em um modelo diferente, automodelo ou nautimodelo. Neste exemplo usei algumas células NiMh frajutas compradas em um outlet qualquer (na verdade, ganhei-as). Não recomendo comprar baterias nestes lugares, geralmente são falsas e de péssima qualidade (veja na foto abaixo o resultado da ciclagem em um par de pilhas novas destas). Um lugar confiável para comprar pilhas recarregáveis é a https://www.1001pilhas.com.br/, as marcas Saft e DLG são excelentes, não para voar, mas para tranmissores e receptores vão muito bem. A primeira tarefa para montar o pack é "montar" o pack... Ou seja, juntar as células no formato que terão. Para isto um truque que aprendi com o Paulo César, da PC Eletrônica, é colá-las com cola quente. Se necessário, lixe os terminais (na foto usei uma lixa de umha para demonstrar), mas isto não é realmente necessário se for usada a técnica descrita no tutorial de soldagem (https://www.e-voo.com/solda). Após montar o pack no formato correto, aplique fluxo de solda nos terminais de um lado, na foto prendi o pack na vertical usando um alicate universal e um elástico de dinheiro para segurá-lo enquanto soldava. Estanhe com solda de boa qualidade (uso da marca Best, da azul (67%Sn/33%Pb), um terminal por vez, tomando o cuidado de aplicar o soldador o mínimo de tempo necessário, evitando assim danos à pilha. Em seguida, separe pedaços de fio que serão usados para interligar os packs (normalmente uso sobras de fio de fonte de PC, como na última foto. Descasque uns 10cm do fio, torça-o para que os filamentos não se separem, e em seguida estanhe com cuidado. Em seguida, corte a ponta do fio (que sempre fica ruim) e solde em uma das células, segurando firme enquanto a solda esfria para evitar que fique quebradiça. Depois da solda esfriar, encoste o fio no próximo terminal e solde a ele, cortando com alicate de corte a sobra. Repita o processo em todas as ligações, por último solde os fios preto e vermelho que irão para o conector. Dependendo do caso, pode ser que um dos fios precise ser ligeiramente maior para que possa haver um caminho para que o positivo e o negativo saiam juntos do pack. Em várias lojas de eletrônica, principalmente as que vendem células soltas para montagem, há plásticos termoretráteis para fechar os packs. Mas na falta deste, pode-se usar fita adesiva colorida, transparente, fita crepe ou outro material isolante.